Notícias

Maestro André Granjo

Data:

Fundada em 1995, a firma Cardoso & Conceição é hoje uma referência nacional em termos de oferta de produtos e serviços para os mais diversos agrupamentos musicais. No entanto, a dedicação que tem posto no trabalho com o mundo das bandas amadoras e da música de sopros e percussão em geral, é notável e distinta a vários níveis.

É tanto mais notável quanto estas acções ultrapassam em muito quaisquer objectivos empresariais, tendo-se tornado muitas delas parte integrante da própria comunidade bandística portuguesa.

 A partir da pequena loja que surgiu em Sta. Maria da Feira em 1995 começou a gerar-se uma relação entre os músicos e a Cardoso & Conceição que se traduz hoje  em dia numa relação próxima marcada pelo apoio a actividades de diferentes índoles desde organização de festivais, organização de workshops, criação de espaços e de acções de divulgação de actividade musical, produção de gravações, encomenda de obras, organização de exposições, etc. Logo em 1996, e tendo identificado na comunidade uma grande falta de oferta de repertório a preços acessíveis, recuperam uma tradição de encomenda de repertório para banda, outrora típica das lojas de vendas de instrumentos da primeira metade do sec. XX.

Encomendam obras para banda a vários compositores que então estavam em início de carreira tais como Afonso Alves, Carlos Martins Marques, Luís Cardoso, Valdemar Sequeira, etc. Alguns destes compositores viriam a ganhar tanta notoriedade que passaram também a ser editados em editoras internacionais. A partir da necessidade de divulgação deste repertório criam parcerias com mais de 100 bandas no sentido de promover projectos de gravações deste repertório e destas bandas permitindo que muitas delas editem assim o seu primeiro trabalho discográfico.

Esta crescente acção junto da comunidade musical desenvolve um natural crescimento da empresa que em 2005 inaugura um novo espaço comercial que é construído de raiz para ser também uma casa para muitos dos projectos e actividades que vinham já a ser apoiados. O novo espaço é dotado de um palco que tem permitido concertos de bandas e orquestras, recitais de música de câmara, cursos de formação, apresentações de livros e de CD, etc.

Ao longo destes seis anos, este espaço albergou já mais de 3000 músicos, portugueses e estrangeiros, e serviu de ponto de contacto para a criação e apresentação de projectos originais como sejam a Banda Feminina (composta por 55 jovens instrumentistas), o Ensemble Palhetas Duplas (que fez neste espaço a sua primeira apresentação), entre outros.

A sua acção de divulgação da actividade das bandas resulta na criação do site bandasfilarmonicas.com que é O espaço de referência para divulgação da comunidade de bandas amadoras e de tudo o que gira em torno destas. Este site é também, através do seu fórum,  um espaço de discussão onde músicos, maestros e directores trocam experiências e ideias e de onde nasceu uma banda de jovens justamente apelidada de “Banda Fórum” que conta com o apoio incondicional da Cardoso & Conceição.

O mais recente projecto de acção artística e cultural que têm promovido são os festivais de banda “Filarmonia ao Mais Alto Nível” que vêm sendo organizados regularmente, desde 2007, no espaço nobre do Europarque – Centro Cultural e de Congressos de Sta. Maria da Feira. Estas temporadas de festivais apresentaram já mais de 40 bandas e foram aplaudidos por mais de 9000 espectadores.É este espírito empreendedor de acção, promoção e investimento na comunidade que tem transparecido como imagem de marca da Cardoso & Conceição e que faz com que seja tida por muitos como o parceiro de trabalho e de percurso artístico com quem se pode contar.

André Granjo (Maestro)

voltar