
‘Rich Men North of Richmond’ – Os perigos do Trumpismo em 3 minutos
Oliver Anthony parece mais um rufia ruivo, caído da cama do camião dos nabos para a ribalta da fama viral do século XXI, do que um missionário musical da nova confederação. Talvez seja uma espécie de mutante híbrido
Não importa realmente.
Quer Anthony seja cúmplice ou um peão num jogo que ultrapassa em muito a sua compreensão, as implicações do êxito viral de “Rich Men North of Richmond” do residente de Farmville, VA, e o seu sucesso da noite para o dia são tão esclarecedoras como perturbadoras.
Simplificando, “Rich Men North of Richmond” incorpora todos os perigos do Trumpismo destilados num dirge folk/bluegrass de 3 minutos. A canção subiu em flecha até ao epicentro do zeitgeist cultural, atingindo 36 milhões de visualizações no YouTube em duas semanas e colocando a cantora, até então desconhecida, no lugar de “número 1 das tendências musicais” da plataforma. A ascensão explosiva da canção é talvez o sinal mais revelador de que o ciclo eleitoral de 2024 será conduzido por legiões de americanos tão cegos por uma raiva mal direccionada que estão prontos a cair no mesmo jogo de fachada que quase destruiu os Estados Unidos com a eleição de Donald Trump em 2016.