Notícias

OboéFagote Ensemble

Data:

Diretor Artístico: Francisco Luis Vieira

Fruto da existência e experiência do Ensemble Palhetas Duplas, fundado em 2005, em Lisboa e, tendo em conta o interesse por este despertado no panorama musical, pela originalidade e riqueza desta formação, surgiu, em Janeiro de 2015, a iniciativa da criação de um grupo congénere, o OboéFagote Ensemble, sediado no Porto.

O OboéFagote Ensemble é constituído por um númeroso grupo de oboístas e fagotistas (sendo este variável, consoante o programa a apresentar), todos profissionais de reconhecido mérito neste universo singular dos instrumentos de palheta dupla e professores nas várias escolas de ensino artístico. Este conjunto instrumental, de sonoridades particularmente únicas, é composto pelos instrumentos de palheta dupla – oboé, oboé de amor, corne inglês, fagote e contrafagote (e, por vezes, percussão).

Para além de apresentações em concertos e da divulgação do trabalho de compositores a escrever originalmente para esta formação, também pretendemos dar o nosso contributo didático, com atividades para o enriquecimento das várias instituições artísticas.

No âmbito desta iniciativa, o OboéFagote Ensemble está em fase de preparação para promover dois concertos de apresentação, em duas importantes e prestigiadas entidades de ensino artístico, com um programa muito interessante que, para além de transcrições/adaptações, inclui algumas composições que serão apresentadas em 1ª audição absoluta.

Para mais informações:
Francisco Luis Vieira: fluisvieira@gmail.com

voltar