Notícias

HISTÓRIA DAS MULHERES NAS BANDAS DE MÚSICA

Data:

No próximo Sábado, dia 4 de Outubro de 2014, pelas 17H00 no auditório da Loja Cardoso & Conceição em Santa Maria da Feira

Com a presença do autor e demais convidados, pelas 17H00, no auditório da Loja Cardoso & Conceição, será apresentado o livro ”História das Mulheres nas Bandas de Música” – uma visão sobre o nordeste do Brasil e Norte de Portugal, do Prof. Marcos Moreira.

Trata-se de um trabalho que tem por base uma tese de doutoramento e que apresenta de uma forma inovadora o papel das mulheres portuguesas e brasileiras nas bandas filarmónicas.

Marcos-Moreira_Capa-Livro

A ocasião será, certamente, propícia ao debate. O Prof. Marcos Moreira e outros oradores convidados irão tentar dar resposta a questões como:

É expressiva a quantidade de mulheres nas bandas de música?

Contribuíram para que o meio se desenvolvesse?

O desenvolvimento foi simultâneo em Portugal e no Brasil?

Em que medida foi útil a participação das mulheres nas bandas e porque surgiram apenas em meados do séc. XX?

Que lugares ocupam nas bandas ou nas instituições que possuem Banda de Música?

O livro estará disponível ao público a partir das 18H00, seguindo-se a sessão de autógrafos.

Marcos Moreira é Doutor e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia, onde também obteve o diploma de Licenciatura em Música, e Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Montenegro. Atuou como pianista na Bahia, onde obteve a formação e orientação da Prof. Diana Santiago (UFBA) e por alguns anos, participou em diversos eventos pianístico na Bahia e Sergipe entre as décadas de 90 e 2000. Em Alagoas, é Professor Assistente II D.E. desde 2008 e mantém o Grupo de Pesquisa “Metodologia e concepção social no ensino coletivo” na UFAL- Universidade Federal de Alagoas. É Membro da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Docente convidado e membro do grupo de Pesquisa musical do Instituto Piaget, Viseu-Portugal. Exerce paralelamente, na Federal de Alagoas, a função de Editor da Revista Eletrônica de Música MUSIFAL no qual é fundador do referido periódico, e desenvolve semestralmente Encontros sobre tema Banda de Música no Projeto permanente denominado “Jornadas Pedagógicas para Músicos de Banda”. Na Bahia, em seu doutoramento em Educação Musical na Universidade Federal da Bahia, contou com a orientação do Prof. Dr. Joel Barbosa e Co-orientação do Prof.Dr.Alexandre Andrade (Portugal). É autor de diversos artigos publicados em congressos sobre Bandas Música e Educação Musical, em periódicos acadêmico-científicos, entre os quais, ICTUS (UFBA-2010), OPUS (UFMG 2010) e ETD-UNICAMP-Educação Temática Digital (2009 e 2008), entre outras. Tem apresentado trabalhos em diversos Congressos realizados em muitos Estados Brasileiros e no Exterior a exemplo de Portugal e Chile.

voltar