Artistas

Peter Wright

Data:

PETER WRIGHT foi clarinetista principal da Jacksonville Symphony Orchestra (JSO) desde 1975 e é um solista frequente, tendo executado numerosos recitais a solo por todas as partes do Sudeste dos Estados Unidos e do Canadá. Actou em muitos concertos com JSO e o seu mais recente foi no concerto de clarinete do World Premiere of Nicola Resanovic, "Collateral Damage", com o JSO em Março de 2005.

Outras performances incluíram concertos de Mozart, Finzi, Copland, Rossini, Debussy, e Matyas Seiber. Um dos momentos de destaque da sua carreira foi em 1997 quando o JSO deslocou-se à cidade de Nova Iorque e actuou na Carnegie Hall. Peter tocou a solo com corno basseto uma longa parte de Mozart aria, cantado pelo conhecido mezzo-soprano, Frederica von Stade.

Outras notáveis actuações incluem o ClarinetFest de Nova Orleães como membro do quarteto, “Clarinets in Residence” e no ClarinetFest 2003 com Elizabeth Crawford, clarinetista de baixo, em outra estréia mundial por Nikola Resanovic – "Analogues for Clarinet & Bass Clarinet". Peter foi um recitalista apresentado no ClarinetFest 2006 em Atlanta, Geórgia, onde tocou com o pianista, Scott Watkins.

Nascido em Bartow, Flórida, em 1955, Peter Wright começou a estudar o piano com oito anos de idade e o clarinete com dez. Esteve na Jacksonville University, onde realizou o Bacharelato em Ensino de Música e na Eastman School of Music, onde realizou o seu Mestrado em Música. Fez um sabático na Jacksonville Symphony em 1983 para começar o Doutoramento em na Música na Universidade Estatal de Flórida. Actualmente, dá aulas privadas de clarinete e leccionou na Jacksonville University, Florida Community College em Jacksonville e na University of North Florida.

Peter tem um curioso hobby de viajar em navios costeiros por todo o mundo. Peter é membro dos American Coaster Enthusiasts (ACE) bem como os Clubes de Navio Costeiro Europeus e da Flórida. No Verão 2002, ele velejou pela Suécia, Noruega, Holanda, Alemanha, e Inglaterra depois de assistir ao Simpósio Internacional de Clarinete em Estocolmo, na Suécia.

Peter Wright é um Artista da Buffet Crampon EUA.

voltar