Artistas

Paulo Gaspar

Data:

Paulo Gaspar nasceu em Azambuja em. Integrou a Orquestra Portuguesa da Juventude em 1987 e em 1989 ingressou na Banda da Armada. É o clarinetista dos Dixie Gang, cujo primeiro CD foi lançado em 1999 e o segundo em 2006. 

 

Foi elemento do Ensemble Clarinete Modus (1992-1999), da Orquestra de Clarinetes José Canongia. Em 1992, formou um Duo com a pianista Ana Cristina Bernardo e, em 1994, um duo de clarinetes com Manuel Jerónimo, o seu professor de clarinete.

Em 1999 formou o quarteto de clarinetes baixos –Gravitis- com o qual, se apresentou em Metz (França), também nesse ano  nasceu o Quinteto Ruben Alves que teve a honra de representar Portugal no Concurso de Jazz de Avignon (2001).

Enquanto Free lance, além das inúmeras gravações para a rádio e televisão, tem colaborado com músicos como Sérgio Azevedo, Vitorino, José Mário Branco, Jorge Palma, António Chaínho, Tomás Pimentel, Sérgio Godinho, Rodrigo Leão, Manuel Paulo, João Gil, Pedro Moreira, entre outros.

Já colaborou com as seguintes instituições: Orquestra Sinfonia B, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfonieta de Lisboa, Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian e Big Band do Hot Club de Portugal.

Leccionou a disciplina de clarinete nos Conservatórios de Música de Loures, Setúbal e Santarém. Desde 1991 é o professor de clarinete na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. Tem realizado master-classes por todo o país.

Foi aluno da Escola de Música do Conservatório Nacional e da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal. Concluiu a Licenciatura em Clarinete na Escola Superior de Música de Lisboa (1999) e o Mestrado em Artes Musicais na Universidade Nova de Lisboa (2006). Actualmente é Doutorando na Universidade de Évora.

voltar