Artistas

Nuno Sousa

Data:

Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos com o seu padrinho. Um ano mais tarde ingressa na Academia de Música de Castelo de Paiva; aos 12 anos transfere-se para a Academia de Música de Lousada, agora Conservatório do Vale de Sousa, na classe do professor Alberto Vieira. Conclúi aqui o ensino complementar com a nota máxima (20 valores), já na classe do professor Tiago Abrantes, aos 18 anos. No mesmo ano, ingressa na classe do professor António Saiote, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, do Instituto Politécnico do Porto, onde frequenta actualmente o 2.º ano da Licenciatura.

Ao longo do seu percurso musical, frequentou várias masterclasses e cursos por todo o país e mesmo internacionalmente, trabalhando com os professores António Saiote, Nuno Pinto, António Rosa, Bruno Graça, Nuno Silva, Iva Barbosa, Tiago Abrantes, José Ricardo Freitas, Luís Filipe Santos, Aleksander Romanski, Ronald van Spaendonck, Philippe Berrod, Michel Lethiec, Henrique Péres Piquer e Larry Combs, entre outros.

Participou também no 2º Estágio da Banda Sinfónica Minho – Galaica, no ano 2004 em Caminha, com o maestro Lourenço Silva Cruz e no 4.º Estágio da Banda Sinfónica da Bairrada, no ano 2006 em Oliveira do Bairro, com o maestro José Rafael Pascoal Vilaplana e o Solista em Clarinete Baixo, Jan Guns. Foi ainda, no ano de 2007, convidado a participar no 14.º Estágio da Orquestra Nacional dos Templários, em Tomar, sob a direcção de Jonathan Grethen.
No mesmo ano, participa no “Concurso Nacional de Clarinete Fernando Raínho Valente”, no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, na categoria B, onde arrecadou um 1.º prémio ax – aequo; ja neste ano foi semi-finalista no XV Concurso Internacional De Clarinete “CIUDAD DE DOS HERMANAS”; Em 2009 foi selecionado para a semi-final do ClarinetFest® 2009 da Associação Internacional do Clarinete.

Paralelamente aos seus estudos musicais, desenvolve uma intensa actividade musical, quer como solista, em Orquestra ou grupos de Música de Câmara; colabora desde 2007 com a Banda Sinfónica Portuguesa, que realiza numerosos concertos e festivais por todo o país, sendo de destacar os concertos realizados na Casa da Música e a participação no 2.º Concurso Internacional de Bandas de Musica em Vila de La Senia, Catalunha onde conquistou o 1.º prémio. Faz também parte da Orquestra de Clarinetes Invicta All – Stars, com a direcção artística do professor António Saiote, onde são de destacar os concertos realizados no ano de 2008, em Sesimbra, Vizela e Bragança.

voltar