Artistas

Nuno Pinto

Data:

Natural de Vila Real, Nuno Pinto estudou com Saul Silva, António Saiote, Michel Arrignon, Alain Damiens e frequentou master-classes com os clarinetistas Guy Dangain, Walter Boeykens, Howard Clug, António Saiote, Michel Arrignon, Robert Fontaine e Alois Brandhofer, em Portugal, França e Áustria.

Músico completo, é intérprete de vários estilos musicais e tem participado em inúmeros festivais de música em Portugal e no estrangeiro. Nuno Pinto tem dedicado uma grande parte do seu trabalho à música de câmara e à música contemporânea.

É membro fundador dos grupos de câmara Camerata Senza Misura, Trivm de Palhetas e Clarinetes Ad Libitum e tem colaborado, entre outros, com o Moscow Piano Quartet, o Ensemble Contrapuctus, o Ensemble Português de Clarinetes e os Quartetos de Cordas de Lisboa, Aveiro e Lyra. É ainda membro da OrchestrUtopica, do Grupo Música Nova e do Sond’Ar-te Electric Ensemble.

Enquanto clarinetista, esteve presente em estreias de obras de compositores como Cândido Lima, Christopher Bochmann, António Vitorino d’Almeida, Carlos Guedes, Virgílio Melo, Carlos Azevedo, Fernando C. Lapa, José Júlio Lopes, Nuno Côrte-Real, Ivan Moody, Carlos Caires, António Sousa Dias, Miguel Azguime, Moritz Eggert, João Madureira, Johannes Motschmann, Luís Antunes Pena, entre muitos outros.

É dedicatário de obras de Cândido Lima, Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, Ricardo Ribeiro e Virgílio Melo. Foi solista com a Orquestra Clássica do Porto, Orquestra do Norte, Solistas do Porto, Orquestra de Câmara Musicare, Orquestra Artave e European Medical Students Orchestra. Colaborou ainda com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto.

Nuno Pinto é professor de Clarinete e de Música de Câmara na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto, e na Fundação Conservatório Regional de Gaia. Para além disso, é convidado regularmente para orientar cursos de aperfeiçoamento, workshops e master-classes um pouco por todo o pais.
Com o grupo Clarinetes Ad Libitum gravou, em 2006, o disco Contradanza e participou, em 2007, com o grupo Camerata Senza Misura no filme A Terra antes do Céu, de João Botelho.

voltar