Artistas

José Botelho

Data:

Um dos mais conceituados clarinetistas brasileiros, o carioca JOSÉ BOTELHO estudou em Portugal com A. da Costa Santos, no Conservatório de Música do Porto.

Além de integrar diversos conjuntos, Botelho foi por longos anos primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Sua atividade camerística levou-o a se apresentar em vários países da América do Sul e Europa.

Foi solista à frente de diversas orquestras como a Sinfônica Brasileira, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, do Theatro Municipal de São Paulo, de Campinas, de Blumenau, do Porto e de Lisboa.

Professor de clarineta da Uni-RIO, é figura indispensável em todos os cursos e festivais de música do país. Sua importância como instrumentista se confirma pelo fato de compositores como José Siqueira, Francisco Mignone, Osvaldo Lacerda, Camargo Guarnieri e Guerra-Peixe terem lhe dedicado algumas de suas obras.

"(…) um "Concertino" de Mignone, para clarineta e orquestra, José Botelho deu um show como solista".
Luiz Paulo Horta – O Globo – 29/9/97

"José Botelho é, sem dúvida, um dos grandes clarinetistas do Brasil e de outras paragens".
Victor Giudice – Jornal do Brasil – 18/5/95

"Perfeita execução na clarineta. No rondó do Concerto para clarineta e orquestra em lá maior KV 622 (…) Botelho comprovou alta qualidade e eficiência técnica". – Osmar Gomes – Jornal de Santa Catarina – 26/7/91

voltar