Artistas

António Rosa

Data:

Nasceu em Coimbra a 1 de Novembro de 1977.
Natural de Vestiaria (Alcobaça) iniciou os seus estudos musicais com José Marcos Assunção e Jorge Trindade na Sociedade Filarmónica Vestiariense "Monsenhor José Cacella". Aos dez anos de idade ingressa no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde estudou com os professores Jaime Carriço, Joaquim Ribeiro e Rui Martins.
Mais tarde frequentou a Escola Profissional de Música de Almada, na classe do professor Rui Martins, onde lhe foi atribuido uma bolsa de estudo a frequentar em Roterdão com o professor Walter Boyekens.
Paralelamente participou em cursos de aperfeiçoamento musical em Lisboa, Setúbal, Castelo Branco, Porto, Vigo (Espanha), Oosténde (Bélgica) e Evian (França) com os professores António Saiote, Michel Arrignon, Philippe Cuper, Guy Deplus, Jaqcues di Donato, Alan Damiens, Gregory Smith, Robert Spring e Howard Klug.

Ao longo do seu percurso académico, participou em estágios e concertos com a Orq. das Escolas de Música, Orq. de sopros de Aveiro, Almada, Orq. Portuguesa da Juventude, Orq. Sinfonietta de Lisboa, Orq. Sinfonietta da ESMAE (Porto), Orq. de clarinetes Invicta.
Na música de Câmara, deu os primeiros concertos com o grupo Ensemble de Palhetas em Alcobaça. Orientado por seu tio José Fróis, foi o início perfeito e uma primeira abordagem ainda hoje presente nos demais concertos. Mais tarde colaborou em concertos de música de câmara com elementos da Orq. da Juventude de Bruxelas.

É membro fundador do Quarteto de Clarinetes do Porto, com o qual foi finalista no 3rd INTERNATIONAL OSAKA CHAMBER MUSIC COMPETITION&FESTA em Osaka (Japão) e laureados com o 2º prémio no concurso "Jovens músicos", organizado pela R.D.P. em 1999.

Apresentou-se várias vezes a solo com orquestra em Óbidos -Concerto de Saverio Mercadante com a orquestra do curso de direcção orientado por Robert Houllian, no Festival de Massarelos –Concerto nº1 de C.M.von Weber com orquestra de Pedroso, em Valência -1ª Rapsódia de Debussy com a orquestra russa de Riazan e em Aveiro –Duplo Concerto de Max Bruch para clarinete, viola e orquestra com a orquestra das Escolas de Música dos Conservatórios Públicos.

Em música de câmara com piano apresentou-se em recitais em, Oliveira de Azeméis, ClarmeetOporto (Congresso Internacional de Clarinete) Montroy (Valência), Lousada, Almada, Loures, Sevilha, Vestiaria e Gondomar.

Em 2004 apresentou-se uma vez mais no Festival Cistermúsica (Alcobaça) interpretando, algo inédito em Portugal, o quinteto de Max Reger com o Quarteto de cordas de Oslo (Noruega).

Participou em concursos nacionais e internacionais de clarinete, onde se destacou com os 1º prémios dos concursos "Jovens clarinetistas" em 2000, Porto, 1º prémio do concurso "Marcos Romão dos Reis" 2001, Loures e foi semi-finalista nos Concursos Internacionais "Valenttino Bucchi" Roma 2000, "Internacional do Porto" 2001 e "Dos Hermanas" Sevilha 2001.
Venceu em Julho de 2002 o concurso do “International Clarinet Association” na variante Young Artists Competition em Estocolmo e em Agosto de 2003 ganhou o 1º prémio do Concurso Internacional de Clarinete em Montroy, Valência-Espanha
Foi assistente do professor António Saiote nos cursos de aperfeiçoamento musical em Oliveira do Bairro, Guimarães e na ESMAE entre 2003 e 2005.

Manteve desde sempre uma forte vertente pedagógica, leccionou na Escola de Música Gualdim Pais em Tomar (!999 a 2001), Conservatório de Música da Maia (2002 a 2006) e Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian (2006 a 2008).
Paralelamente orientou cursos de aperfeiçoamento musical em Lousada, Vestiaria, ARTAVE, Academia de Alcobaça, Cursos da FAMDA, Conservatório de Aveiro, Academia de Paços de Brandão e orientou Workshops de requinta na ESART em Castelo Branco.

Participa regularmente em grupos de música de câmara como o duo “ Projecto XXI”, com o trio com viola e piano "Marchen Trio", com o “Horizontes Trio”, “Ars Invicta trio”, duo de clarinete e percussão (Jean-François Lezé) “CLAMAR”, e com o octeto e quinteto de sopros dos "Solistas da ONP".

Licenciado pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto na classe do professor António Saiote, e prémio Fundação Eng. António de Almeida (melhor aluno de cada instrumento em cada ano), foi convidado mais tarde para ser seu assistente entre 2003 e 2005.

É solista desde Janeiro 2002 na Orquestra Nacional do Porto onde foi
membro representativo eleito da comissão de músicos na Orquestra Nacional do Porto entre Junho de 2003 e Julho de 2006.
Professor de clarinete na Escola de Artes da Universidade Católica no Porto.
Apresentou em Janeiro de 2007 o seu primeiro trabalho discográfico para Clarinete e Piano "Projecto XXI" de autores Portugueses contemporâneos com o qual se tem apresentado em recitais por todo o país e no estrangeiro.
Foi convidado a apresentar este trabalho no ClarinetFest2007 e 2008 em Vancouver (Canadá) e Estados Unidos (Kansas City).
É de salientar, que o grupo foi contemplado com o Prémio “Melhor grupo de Música de Câmara” no Festival Internacional de Música em Lleida (Espanha) em Outubro de 2007.

voltar