Artistas

António Menino

Data:

Inicia os seus estudos musicais como clarinetista com o seu pai, aos 10 anos de idade, tendo ingressado logo depois na banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, de Alcochete.

 

Em 1981, ingressa na Banda da Armada, onde desempenha actualmente funções de solista, coordenador de naipe e professor, tendo ao longo destes anos actuado como concertista em vários concertos.

Diplomou-se em Clarinete na Escola de Música do Conservatório Nacional com os professores Marcos Romão dos Reis, António Saiote e Jorge Trindade, e posteriormente na Escola Superior de Música com o professor Francisco Ribeiro.

Durante estes anos como clarinetista, fez várias gravações para a R.T.P. e R.D.P., assim como inúmeros concertos pelo país e estrangeiro nomeadamente em Países como Espanha, França, Itália, Suiça, Bélgica e Estados Unidos da América com diversos agrupamento de Música de Câmara.

Foi 1º clarinete na Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra Portuguesa da Juventude, Orquestra Sinfonia B e tem colaborado regularmente com diversas Orquestras Portuguesas.

Frequentou durante estes anos vários Masterclass de clarinete com os mais consagrados professores e também tem sido convidado regularmente para leccionar vários cursos de clarinete.

Leccionou durante dois anos na Escola Profissional de Música e Artes de Almada a disciplina de Clarinete.

Participa desde 2001 nos Wokshops de direcção de banda leccionados pelo Maestro Jo Conjaerts, professor no Conservatório de Maastricht.
 
Em 2005 foi distinguido com a Medalha Dourada da Restauração do Concelho de Alcochete atribuída por serviços culturais prestados ao concelho.

Ocupa desde Outubro de 1998, funções de director artístico da banda e orfeão da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, de Alcochete e foi já sob a sua direcção que esta banda alcançou o 1º Prémio em Valência – ESPANHA (2003) ,o 3º lugar em Riva Del Garda – ITÁLIA (2005), o 1º lugar em Vila Franca de Xira – PORTUGAL (2006) 1º categoria e o 1º lugar na categoria Tauromaquia também em Vila Franca de Xira.

voltar