Artistas

António José Loureiro Jesus

Data:

Participou em várias orquestras como instrumentista, nomeadamente, Orquestra Invicta de Clarinetes, Orquestra e quarteto de clarinetes do Conservatório de Música David Sousa, Grupo de instrumentos de sopro de Coimbra e Orquestra de câmara de Coimbra. Como coralista, integrou em 1997 a Orquestra Portuguesa das Escolas de Música.

Em 1998, é convidado a leccionar a disciplina de Iniciação Musical, No ATL de Santa Clara, mantendo-se até 20007.

Tem frequentado vários cursos de aperfeiçoamento de clarinete: em 1998 com os Prof. Nuno Pinto e António Saiote, 1999 com o Prof. Bruno Graça.  

Frequentou o curso de direcção de Orquestra, nos anos 1998 e 2008, orientado pelo Maestro António Saiote, participou nos seminários “Aprendizagem Musical: Como? O quê? Quando? Porquê Orientações psícopedagógicas para crianças em idade pré-escolar e escolar”, orientado pelo Professor Doutor Edwin Gordon e “Anatomia e Fisiologia da Respiração para Cantores e Instrumentistas de Sopro”, orientado pelo Professor Doutor Diogo Pais.

Em 1999 frequentou o curso de direcção Coral, orientado pelo Maestro Virgílio Caseiro.

Participou no II Encontro de “História do Ensino da Música em Portugal” realizado em 2001 pela Doutora Elisa Leça.

Como orador, integrou o projecto “Semana das Profissões” realizado em 2002 no Colégio Sagrado Coração de Maria.

Em 2003 é convidado a participar no projecto musical “Coimbra Vibra” orientado pelos Professores Murray Schafer e Victor Flusser, integrada na Capital Nacional da Cultura, e a dirigir a orquestra do Colégio São Teotónio nos seus 40 anos de existência.

Convidado a participar como reforço na Banda Alvarense e Carvalhense e em deslocações a Espanha, França, Alemanha, Dinamarca.    

Leccionou a disciplina de clarinete, na Academia de Música de Coimbra, entre 2003 a 2005, foi o fundador da escola de música e orquestra de Santo Amaro da Boiça.

Entre os anos 2003 a 2006 reforça a Orquestra Clássica do Centro, como clarinetista.

Em 2005, dirigiu a Banda Vila Nova de Anços.

Em 2007, participou no workshop “tentar tocar jazz”, dirigido por Adelino Mota e Aurélien Vieira Lino.

Como Docente da Disciplina Educação musical, tem Frequentado algumas acções de formação, para melhoramento da educação dos alunos.

Dirigiu a Associação Filarmónica União Verridense entre Janeiro de 2006 e Junho de 2009. Fundou o “Coro dos 200 Anos”, da  mesma Associação .

Em 2008, dirigiu o grupo de bombos de Proença-a-Nova.

Actualmente, lecciona a disciplina de Educação Musical no Colégio São  e dirige a sua Big Band Frequenta o mestrado em Educação Musical e reforça a banda Filarmónica São João de Loure.

voltar