Artistas

Andrzej Olejnikzac

Data:

Nascido em Zdunska Wola, Polónia, começa os seus estudos musicais aos seis anos em piano e mais tarde em clarinete e saxofone. Aos 13 anos muda-se para Lodz e estuda no "Liceu de Música" terminando em 1971 com Menção Honrosa.

 

No mesmo ano começa a estudar na Escola Superior de Música de Lodz e no ano de 1976 finaliza a carreira com o titulo de licenciado em música na especialidade de clarinete.

Durante os seus estudos de música clássica na escola superior começa a interessar-se pelo jazz e outros estilos de música à volta do jazz. Em 1975 obtém o segundo prémio (o primeiro ficou por conquistar) no Concurso Geral Polaco de Improvisação de Jazz de Katowice.

Em 1976 obtém o primeiro prémio no XIII Festival de Jazz Sobre o Rio Odra, na categoria de solistas e o conjunto liderado por ele obtém o terceiro prémio. Entretanto começa a colaborar como solista com a Orquestra da Rádio e Televisão Polaca de Lodz, com a Orquestra da Rádio e Televisão de Poznan e com a Big Band da Rádio e Televisão Nacional de Varsóvia.

Nos anos de 1976 -1979 é membro estável de varies conjuntos de jazz tals como: "Extra Ball", "Sunship", "Novi Singers", "Swing Session", e realiza concertos por toda a Europa. Em 1978, com o grupo "Katowice", recebe a medalha de ouro no Festival Internacional de Jazz de Praga, Checoslováquia.

Em 1983, com o grupo "String Connection" consegue o primeiro prémio no concurso internacional Jazz Hoeilaart 83, na Bélgica e participa num dos festivais de jazz mais importantes do mundo Montreal Jazz Festival no Canadá. No grupo "String Connection" é eleito pelos leitores da revista "Jazz Forum" o melhor grupo de jazz da Polónia, nos anos de 1983 e 1984.

Em 1984 muda-se para Espanha e fixa a sua residência em Bilbao, onde compartilha o seu trabalho como professor de clarinete e saxofone – nos conservatórios de Bilbao e Leioa – com os seus concertos. Desde 2002 é também professor do Centro Superior de Musica do Pais Basco.(…)

Realizou em 8 de Julho uma master classe de Saxofone em Sta.M Feira, Loja C&C, como artista Keilwerth, vocacionada para jazz e improvisação. Todos os intervenientes ficaram surpreendidos com a forma como transmite os seus ensinamentos. Fácil e eficiente. E um grande artista do Jazz.
 

voltar