Artistas

Ana Maria Ribeiro

Data:

É natural de Santa Maria da Feira.
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, frequentou a Academia de Música de Santa Maria da Feira, onde concluiu o curso de flauta com a classificação de 19 valores, na classe do Prof. Maurício Dias Noites.

 

Prosseguiu os seus estudos de flauta com os professores Olavo Barros, Wendy Quinlan e Eduardo Lucena, na Escola Superior de Música do Porto.

Frequentou Masterclasses em Portugal com Jorge Caryevchi, Herbert Weisseberg, Patrick Gallois, na Suíça com Aurèle Nicolet e em Itália com Peter Lukas Graf, tendo sido eleita para representar a classe de flauta no Festival Pontino di Música nos anos 1995 e 1997.

Recebeu o 1º prémio no Festival Regional de Jovens Músicos do Distrito de Aveiro, 1º lugar no concurso Prémio Jovens Músicos; 2º Prémio Juventude Musical Portuguesa, e esteve na semi-final do Concurso Internacional "Leonardo di Lorenzo" em Itália.

Integrou, entre outras, Orquestra das Escolas de Música Particulares, Orquestra Portuguesa da Juventude e Orquestra Luso – Alemã.

Na Alemanha apresentou-se a solo com a Orquestra Luso -Alemã; em Portugal com a Orquestra das Escolas de Música Particulares, Orquestra de Jovens do Concelho de Santa Maria da Feira, Ensemble das Terras de Santa Maria, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do V Festival Internacional de Música de Santa Maria da Feira e Orquestra Artave.

Em Junho de 2000 concluiu o Konzertkassendiplom na Musik-Akademie Der Stadt Basel na Suíça, com a mais alta classificação, com o professor Félix

Renggli, Orientou masterclasses no V e VI Festival Internacional de Música de Santa Maria da Feira, Academia de Música de Paços de Brandão, Conservatório de Música de Coimbra, Escola de Música do Loureiro, Curso Internacional de Música de Verão do Inatel, II Ciclo de Cursos Livres de Música no Campus Universitário do Instituto Piaget de Viseu, Conservatório de Música de Águeda, e Escola Profissional de Música Artave.

Apresentou-se a solo com a Orquestra Nacional do Porto, em duo com Felix Renggli com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

É solista da Orquestra Nacional do Porto, membro fundadora do Quinteto Versus, professora de Flauta e Música de Câmara no Conservatório de Música de Aveiro e no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (I.S.E.I.T.) / Viseu.

voltar