Artistas

Alexandre Coelho

Data:

Nascido no Rio de Janeiro, Brasil, inicia os seus estudos musicais em Nespereira – Cinfães aos 13 anos de idade. Em 1988 ingressa no Exército na Banda da Região Militar do Norte como executante de Flauta transversal.

Após a conclusão  do 18º Curso de Formação de Formação de Sargentos (CFS) esteve colocado na Banda da Região Militar de Lisboa (1991), Banda do Exército (1994) e Banda da Região Militar do Norte (1997), quando é promovido a Sargento-Ajudante.

No ano lectivo de 1996/97 leccionou a disciplina de flauta transversal na Banda do Exército, sendo o responsável por uma acção de formação no ano de 2003 para todos os executantes de Flauta Transversal do Exército.

Em 2006 concluiu o curso técnico de direcção musical na Escola Superior Politécnica do Exército, sendo promovido ao posto de Alferes e nomeado chefe da Banda de Música da Zona Militar dos Açores. Actualmente, desempenha a função de Chefe da Banda Militar do Porto com o posto de Tenente Chefe de Banda de Música.

Paralelamente à carreira militar, frequentou a Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa no curso de Flauta Transversal obtendo 20 valores no exame do 5º grau, concluindo o curso no Conservatório de Música do Porto.

Possui o grau de Bacharel em composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Porto.

Durante esses cursos teve como docentes diversas personalidades do meio musical destacando-se: Carlos Franco, Iwona Saiote e Olavo Barros, no âmbito do curso de Flauta transversal. Cândido Lima, Luís Filipe Pires, Virgílio Melo, Fernando Lapa, Carlos Guedes e João Madureira no âmbito do Curso de Composição.

Participou em diversos seminários e Master Class  ministrados por  Patrick Galois, Zoltan Giongiossy, Trevor Wie (flauta transversal), e António Sousa Dias, Jean Jaques Risset, Paul Berg, Nuno Côrte Real (composição).

Estudou direcção de Banda com Alberto Roque e José Brito, e direcção Coral e de Orquestra com Bárbara Frankie.

Foi docente na escola de música da Banda Musical Bombeiros Voluntários de Esposende, e Director pedagógico da Escola de Música da Banda Marcial de Nespereira (Cinfães do Douro) de que é maestro-titular.

Muitas das suas composições musicais estão editadas em partituras e CD, algumas das quais foram apresentadas em diversos concertos em Portugal, como, por exemplo, no Teatro Helena Sá e Costa, Auditório do Europarque (Sta. Maria da Feira), e em Espanha.

É membro da International Military Music Society e Maestro na Banda Marcial de Nespereira.

voltar